O papel da psicologia na educação e na aprendizagem

terça-feira, 18 de abril de 2023



Depois da pandemia, há cada vez mais alunos com distúrbios de natureza psicológica. Os motivos? Só podemos especular. A falta de convívio com os colegas, o isolamento, a ansiedade, a dependência da tecnologia. O certo é que o estado mental de cada criança influencia muito a sua educação e aprendizagem.

Por isso, faz todo o sentido falar no papel da psicologia na educação e na aprendizagem. Aliás, existem psicólogos da educação que se especialização na intervenção em contextos educativos, de formação e desenvolvimento pessoal. Estes são alguns benefícios da psicologia da educação:

  • contribui para o desenvolvimento integral e o bem-estar psicológico dos alunos;
  • promove o sucesso escolar e a aprendizagem ao longo da vida (da infância até à idade adulta);
  • estimula a realização pessoal e sociofamiliar, tão importante para o sucesso escolar;
  • ajuda a desenvolver um ambiente positivo, seguro e onde os alunos se sentem à vontade para aprender, explorar e desenvolver a sua identidade.

Como consequência, a intervenção dos psicólogos da educação ajuda a prevenir fenómenos de violência e bullying escolar, comportamentos de risco (toxicodependência, promiscuidade, etc), discriminação e exclusão social.


De resto, cabe recordar que há psicólogos que se especializam em pedagogia, nomeadamente pedagogia montessori. Estes psicólogos - pedagogos estudam as melhores práticas e processos educacionais para ajudar a ultrapassar as dificuldades dos alunos e garantir que aprendem tudo na fase certa.

Se acha que algum problema psicológico pode estar a afectar a capacidade de aprendizagem e de concentração do seu filho, ou se há problemas na escola, procure um profissional. Encontra aqui consultas de psicologia em Braga e psicologia em Setúbal, mas também pode fazer a pesquisa com base no seu código postal.

Sem comentários:

Enviar um comentário