Sabia que mais de metade dos Portugueses são obesos?

sábado, 9 de fevereiro de 2019

É o retrato da obesidade em Portugal. Apesar da taxa de obesidade em Portugal ter diminuído, mais de metade dos Portugueses sofrem de obesidade. Isto significa que mais de metade da população tem um peso muito superior ao indicado para a sua altura - com todos os riscos de saúde que isso acarreta, como diabetes, colesterol alto e risco elevado de doenças cardíacas.



Aqui ficam algumas estatísticas preocupantes:

  • quase 6 em cada 10 portugueses sofre de obesidade ou pré-obesidade
  • 22% sofre de obesidade e 34% de pré-obesidade
  • 5.9 milhões de portugueses têm excesso de peso
  • 81% dos idosos tem excesso de peso ou seja, 8 em 10
  • 17% das crianças têm excesso de peso
  • 24% dos adolescentes têm excesso de peso
  • apenas 41.8% dos portugueses têm actividade física regular





Ou seja, 56% dos Portugueses têm obesidade ou pré-obesidade. Mas a percentagem sobe para 81% nos idosos, o grupo mais vulnerável - possivelmente devido à falta de exercício físico - e varia consoante a região. Enquanto no Norte 58.6% das pessoas sofrem com excesso de peso, no Algarve chega apenas aos 53.4%. Também é importante realçar que as mulheres sofrem mais com excesso de peso do que os homens. As estatísticas indicam ainda que a obesidade é mais comum em grupos pouco escolarizados.

É notável que a percentagem de Portugueses que têm actividade física regular (41.8%) seja quase correspondente à percentagem de Portugueses sem excesso de peso. Coincidência? Penso que não. Fazer exercício é fundamental para manter um peso saudável ou perder peso, no caso das pessoas a fazer dieta. Se precisam de motivação para começar a fazer exercício, escrevam isto num post-it!

Quanto às crianças, apesar das percentagens serem inferiores à da população geral, a estatística não deixa de ser preocupante: 17% das crianças e 24% dos adolescentes têm excesso de peso. A partir dos 15 anos, a percentagem de obesos e pré-obesos vai aumentando, daí ser tão importante ensinar aos nossos filhos a comer bem. Uma dieta rica em vegetais e poucos hidratos de carbono de absorção rápida é o melhor presente que lhe podemos dar.

Sem comentários:

Enviar um comentário