Os benefícios da terapia cognitivo-comportamental

segunda-feira, 29 de maio de 2023


A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem terapêutica amplamente utilizada para tratar problemas de ansiedade, depressão, fobias e transtorno obsessivo-compulsivo. Baseia-se na ideia de que nossos pensamentos, emoções e comportamentos estão interconectados e influenciam nossa saúde mental e bem-estar. 


O terapeuta e o cliente trabalham juntos para identificar padrões de pensamento negativos ou disfuncionais (a parte cognitiva) e comportamentos problemáticos (a parte comportamental), desenvolvendo estratégias e técnicas para enfrentá-los de forma eficaz. Aqui estão alguns dos benefícios da terapia cognitivo-comportamental:


  • Não é um tratamento medicamentoso: em vez de tomar um comprimido para anestesiar a sua dor e as suas preocupações, a terapia cognitivo-comportamental é uma estratégia completamente natural. Por isso, é uma ferramenta que está sempre à sua disposição e a que pode recorrer durante toda a vida.


  • Tratamento breve e estruturado: geralmente, a terapia cognitivo-comportamental é uma terapia de curto prazo, com duração de alguns meses a um ano. Como é estruturada e baseada em técnicas específicas, as sessões acabam por ser bastante metódicas e funciona realmente como um tratamento com princípio, meio e fim.


  • Aprendizagem de habilidades práticas: este tipo de terapia dá aos pacientes ferramentas práticas para lidar com desafios específicos. Essas habilidades podem incluir técnicas de relaxamento, resolução de problemas, reestruturação cognitiva e exposição gradual. Por isso, a TCC promove autonomia e o autogestão.


  • Prevenção de recaídas: um objetivo fundamental da terapia cognitivo-comportamental é promover uma mudança permanente, de modo a lidar com esses desafios de forma eficaz no futuro. No fim do tratamento, o paciente deixa de precisar da mediação do terapeuta e consegue aplicar todas as estratégias de forma autónoma.


Esses são apenas alguns dos benefícios da terapia cognitivo-comportamental. A terapia cognitivo-comportamento é uma abordagem flexível e adaptável, que pode ser ajustada às necessidades individuais de cada paciente. Se aplicada corretamente, pode proporcionar mudanças positivas significativas na saúde mental. Encontre aqui psicólogos no Porto e psicólogos em Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário