Kefir vs. Quark: conheça as diferenças e os benefícios do kefir e do quark

domingo, 19 de agosto de 2018



Se está a tentar perder peso e está a combinar a sua dieta com musculação, então provavelmente já ouviu falar de queijo quark e de kefir. Mas será que sabe as diferenças entre cada um deles? Hoje, o post é dedicado a estas duas fontes de proteína que só há pouco tempo chegaram aos supermercados portugueses!

Benefícios do Kefir


O kefir é uma bebida fermentada a partir do leite (normalmente de ovelha, cabra ou vaca). Originária do Cáucaso, é extremamente popular no Leste Europeu: antes do kefir chegar às prateleiras dos principais supermercados portugueses, o melhor sítio para o encontrar eram as lojas da comunidade Ucraniana em Portugal. O nome vem dos grãos de kefir, que são os microorganismo usado para fermentar o leite. Como contém bifidobactérias e leveduras, o kefir actua com um probiótico. Ou seja, ajuda a regular a flora intestinal e a combater a prisão de ventre.


Uma vez que se trata de uma bebida obtida a partir do leite, é rico em proteínas e pode ser uma mais-valia para quem pratica musculação. Contém uma grande quantidade de aminoácidos, sais minerais (cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, sófio, manganésio e zinco), vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6, B9 e B12), vitaminas A e C, vitamina D e vitamina E. Tudo coisas essenciais para que o seu organismo recupere do treino e comece a aumentar o músculo!


Benefícios do Quark


Se o kefir é uma opção mais líquida, o quark tem uma consistência coalhada. É um tipo de queijo fresco muito popular na Europa Central (incl. Alemanha, Aústria e Hungria) e nos países eslavos, que se obtém a partir coagulação de leite azedo. Tem um teor de água muito alto e não é envelhecido, o que lhe dá uma consistência muito cremosa. Tão cremosa que, por cá, ainda há quem pense que é uma espécie de iogurte.


Na Alemanha, o quark tem entre 0.1 a 10% de gordura: o restante é praticamente só proteína. Este valor proteíco alto faz com que seja uma óptima solução para quem está à procura de aumentar a ingestão de proteína durante os treinos de musculação. Em comparação com o kefir, tem um teor protéico maior e pode usar-se em substituição do iogurte em várias receitas. Mas também pode juntar ervas aromáticas e barrar em tostas e pão integrais, entre outras iguarias. O que não tem, infelizmente, é o mesmo efeito probiótico.

Sem comentários:

Enviar um comentário