Perder peso: como definir objectivos a longo prazo

domingo, 20 de janeiro de 2019



Perder peso é uma corrida de fundo. Não é um sprint, não é um jogo de futebol ao fim de semana. É preciso um compromisso com o nosso corpo, melhorar a alimentação e fazer exercício regularmente. Ou seja, é um objectivo a longo prazo - especialmente se quer manter o peso e deixar as dietas yo-yo na baú. Mas como é que podemos definir objectivos a longo prazo? Mais: como é que nos podemos manter fiéis a esse objectivo à medida que o tempo passa? 




Imagine-se daqui a um ano

Se vai começar uma dieta, tente imaginar-se daqui a um ano. O que vê? Como vão estar os seus abdominais? Vai ter músculos nos braços? Com que peso se imagina? É importante ter uma imagem clara de como quer estar daqui a 3 meses, daqui a 6, daqui a um ano. Imaginar o objectivo final na sua cabeça e ter essa imagem presente é essencial para se manter motivado ao longo dos próximos meses de trabalho.




Falar com nutricionista e um personal trainer 

Agora que já se consegue imaginar, será que os seus objectivos são realistas? Fale com um personal trainer e com um nutricionista para perceber quanto tempo vai demorar até chegar ao seu objectivo. Eles vão avaliar a sua forma física actual e, a partir daí, traçar um plano. Há mudanças que pode notar apenas com algumas mudanças alimentares, claro. Outras exigem exercício, mas ninguém melhor do que estes profissionais para aconselhar o tipo de exercício e a frequência com que deve treinar. 




Monitorizar - marcar consultas 

Quando estamos numa corrida de fundo, é importante monitorizar o progresso. Às vezes, até pode ser preciso fazer algumas alterações pelo caminho e pedir ao GPS para recalcular. É por isso que as consultas regulares com o nutricionista e a ajuda de um personal trainer são essenciais. O personal trainer tem ainda a função de nos manter motivados, pois conhece bem a nossa mente. 

Sem comentários:

Enviar um comentário